"Made in Portugal." Sonda que vai explorar o planeta Mercúrio leva tecnologia portuguesa
Uma empresa portuguesa está por trás do equipamento que compõe a sonda da missão BepiColombo, que vai viajar até Mercúrio. A aventura começa já esta sexta-feira à noite.
Corpo do artigo
As duas sondas da missão BepiColombo vão girar à volta de Mercúrio durante pelo menos um ano. E numa destas sondas há mão portuguesa.
TSF\audio\2018\10\noticias\19\joana_carvalho_reis_mercurio
Vasco Granadeiro, engenheiro e coordenador de marketing da Efacec, explica que foi a empresa portuguesa a conceber o projeto e a produzir "um equipamento específico do satélite, o monitor de radiação".
Este monitor irá detetar o impacto das partículas que atingirem a sonda no espaço e deverá protegê-la. "O equipamento tem duas funções principais: captar o número de impactos de micropartículas, e o tipo de micropartículas que impactou no satélite", explicita Vasco Granadeiro.
"Em períodos de grande atividade solar, em que há mais emissões de partículas, este equipamento vai permitir salvar o equipamento eletrónico", sublinhou o engenheiro. É que se a sonda estiver a receber demasiados embates (o que diminui o seu tempo de vida), o monitor de radiação português irá desligar o equipamento para protegê-la.
A tecnologia desenvolvida pela Efacec pode ainda analisar os dados recolhidos na missão.
A empresa portuguesa já tinha integrado duas missões no espaço, mas agora aproxima-se um novo desafio: "A missão a Mercúrio é uma missão especial", frisa Vasco Granadeiro.
"No passado, houve uma missão a Mercúrio mas que deixou muita coisa em aberto. Esta vai ser uma segunda missão que vai permitir colmatar algumas lacunas", refere.
Portugal a subir ao espaço
Este não é o setor principal da Efacec, mas a atividade na área do espaço tem crescido.
Com o projeto lançado pelo Governo, o porto espacial de Santa Maria, nos Açores, Vasco Granadeiro acredita que Portugal pode tornar-se competitivo num setor que já não é só do futuro.
"Temos ótimas empresas aqui em Portugal a trabalhar. Temos uma indústria que está a crescer e é forte. Tenho a certeza que Portugal dará uma ótima resposta", afirma.
Para já, todos os olhos estão postos em Mercúrio, onde vai chegar um satélite com um monitor de radiação 'Made in Portugal'.