Ministério Público, juiz de instrução e advogados do processo estiveram reunidos esta quinta-feira.
Corpo do artigo
O início da fase de instrução da Operação Marquês começa na última semana de janeiro. Nessa fase serão realizados vários procedimentos como produção de prova, serão ainda ouvidos testemunhas e analisados documentos.
A decisão foi tomada esta quinta-feira, numa reunião onde estiveram o juiz de instrução, Ivo Rosa, o Ministério Público e advogados do processo.
Os advogados já saíram do local e muitos não falaram. Os que falaram explicaram que a reunião preparatória serviu para estabelecer datas, procedimentos e pouco mais. O Procurador Rosário Teixeira também não adiantou qualquer pormenor.
O caso onde o ex-primeiro-ministro José Sócrates é o principal arguido voltou a estar no centro da atualidade nas últimas semanas, quando Carlos Alexandre lançou dúvidas sobre o sorteio eletrónico referente à fase de instrução, que deixou o caso nas mãos do juiz Ivo Rosa.
As palavras de Carlos Alexandre numa entrevista à RTP acabaram por levar à abertura de um inquérito ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal.
"Dada a gravidade das declarações prestadas foi determinado, por despacho hoje proferido pelo Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Conselheiro Mário Belo Morgado, a abertura de inquérito, para cabal esclarecimento de todas as questões suscitadas pela entrevista em causa que sejam suscetíveis de relevar no âmbito das competências do CSM", revelou o comunicado do Conselho Superior da Magistratura.