A iniciativa do Governo dá pelo nome de "Sê-lo Verde" e quer premiar os promotores dos festivais que adotem medidas visando a sustentabilidade ambiental.
Corpo do artigo
Distinguir boas práticas a nível ambiental. É este o objetivo da iniciativa do governo - "Sê-lo Verde" - que visa premiar financeiramente os festivais de música que adotem soluções que minimizem o impacte ambiental destes eventos.
Ouvido pela TSF, o ministro do Ambiente lembrou os quase 250 festivais que estão previstos para 2017, e que em 2016 atraíram dois milhões de pessoas.
"Um festivaleiro é também um consumidor. Consumindo-se tantos recursos, produzindo-se tantos resíduos, sendo gasta tanta água nestes festivais, esta é uma oportunidade excelente" para implementar um conjunto de boas práticas ambientais, explicou o ministro.
O programa, apresentado esta segunda-feira, em Lisboa, terá 500 mil euros vindos do Fundo Ambiental para apoiar soluções ambientais que permitam uma redução dos impactos resultantes da participação em festivais, relacionados, por exemplo, com o lixo produzido ou as emissões de dióxido de carbono.
As candidaturas ao "Sê-lo Verde" estão abertas até 31 de março. Os organizadores dos festivais deverão propor um conjunto de medidas inovadoras que visem, por exemplo, reduzir a utilização do plástico ou a utilização de fontes alternativas de energia.
Os vencedores da primeira iniciativa "festivais amigos do ambiente" deverão ser conhecidos no próximo mês de maio.