Até agora, os benefícios abrangiam os filhos dependentes até aos 26 anos. Para além do alargamento até aos 30 anos, o Ministério da Saúde está a avaliar a possibilidade de incluir cônjuges.
Corpo do artigo
Os filhos dos funcionários públicos com menos de 30 anos vão poder beneficiar do subsistema de saúde da ADSE. O Ministério da Saúde confirmou este alargamento ao Público e ao Jornal de Negócios.
As regras atuais abrangem os descendentes até aos 26 anos. Este alargamento de quatro anos só se aplica aos filhos dos titulares que vivam com os pais e não estejam a trabalhar.
Para além desta mudança, o Governo está a estudar outros cenários. O subsistema de saúde pode vir a ser alargado aos cônjuges dos funcionários públicos e pode também vir a ser aplicado ao setor empresarial do Estado e de outras instituições públicas.
Já quanto aos descontos para a ADSE, o gabinete do ministro Adalberto Campos Fernandes garante que não há mexidas; os beneficiários vão continuar a pagar 3,5% do salário.
Estas medidas já estavam contempladas no Plano de Atividades para 2015 da Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas, mas o anterior Governo acabou por não avançar com as mudanças.