
Miguel Midões / TSF
Este sábado decorre na Mata Nacional do Buçaco, no Luso, uma recolha de sementes de árvores autóctones da floresta portuguesa
Corpo do artigo
O objetivo é que as sementes recolhidas sejam semeadas e daqui a um ano plantadas nas áreas mais afetadas pelos incêndios deste ano.
As sementes são colhidas naquela que foi a primeira área pública certificada de floresta de alto valor de conservação, em Portugal, e serão depois replantadas em terrenos privados afetados pelos incêndios. Esse diálogo está já a ser iniciado.
TSF\audio\2017\11\noticias\04\miguel_midoes_11h
A iniciativa partiu de um movimento de reflorestação do Porto, o "Mãe Terra", que convidou a Living Place - animação turística e ambiental, empresa do concelho da Mealhada ligada à utilização sustentável do meio ambiente, para coordenar esta recolha de sementes no Buçaco.
A iniciativa, segundo refere Paulo Nabais, da Living Place, teve o apoio imediato da Câmara Municipal da Mealhada e da Fundação Mata do Buçaco.
"Ao recebermos o convite conseguimos encontrar aqui o local ideal para a recolha de sementes", afirma.
As várias entidades, juntas, querem dar a mão e apoiar a reflorestação das áreas privadas afetadas pelos incêndios. "Estas sementes vão ser colocadas em viveiros para daqui a um ano serem transplantadas para os locais queimados. E isso está já a ser tratado com os proprietários", assegura.
Tendo em conta que um carvalho demora cerca de quarenta anos a ter um "porte digno desse nome", Paulo Nabais refere que esta iniciativa se trata de um "legado para as próximas gerações", e de uma ação de sensibilização ambiental.
Foi delineado um percurso para a recolha de sementes na Mata do Buçaco, aquela que foi a primeira área pública a receber certificação de floresta de alto valor de conservação.
Sofia Ferreira, do serviço educativo da Fundação Mata do Buçaco, refere-se a esta floresta como um exemplo de biodiversidade: "à volta temos monocultura de pinheiro e eucalipto, mas aqui temos uma importante biodiversidade que temos de preservar, fundamental também para a biodiversidade animal".
A Mata do Buçaco é composta por floresta autóctone e exótica, mas esta recolha de sementes vai centrar-se nas árvores típicas (ou que eram típicas) da floresta portuguesa. "A recolha vai ser realizada num dos habitats chamado de arboreto e num dos nossos tesouros do Buçaco que é a floresta relíquia, onde domina o carvalho alvarinho, tipicamente português, mas também o carvalho negral".
Mas, o Buçaco é conhecido ainda pelos louriçais e pelo adernal, um denso bosque de adernos, arbustos com centenas de anos e que têm agora um porte arbóreo. Algo que, segundo a Fundação Mata do Buçaco, é único no mundo.