A operação da PSP abrange os concelhos de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Mafra, Abrantes, Alvaiázere, Sintra, Cascais, Oeiras, Lisboa, Almada e Albufeira.
Corpo do artigo
Há 150 polícias a fazer buscas 15 buscas domiciliárias e quatro buscas não domiciliárias no âmbito do inquérito que investiga o furto de 57 pistolas Glock das instalações da Direção Nacional da PSP, que aconteceu em janeiro de 2017. Nove pessoas foram detidas, confirma a Procuradoria-Geral da República. O porta-voz da PSP avança à TSF que dois dos detidos são polícias.
De acordo com a nota enviada pelo Ministério Público à redações, foram efetuadas nove detenções: "sete detidos relacionados com o presente inquérito - três em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público e quatro em flagrante delito - outros dois detidos não relacionados com o presente inquérito, por posse de objetos proibidos."
Foram ainda apreendidas diversas armas, munições, material informático e equipamento de telecomunicações.
A operação está a ser apoiada pela Unidade Especial de Polícia, Comando Metropolitano do Porto e Comando Distrital de Faro e abrange os concelhos de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Mafra, Abrantes, Alvaiázere, Sintra, Cascais, Oeiras, Lisboa, Almada e Albufeira.
O caso remonta a janeiro de 2017, quando foi detetado o desaparecimento, do armeiro da sede da Polícia de Segurança Pública (PSP), de 57 armas Glock após a apreensão de uma arma de fogo da polícia durante uma operação policial que decorreu no Porto.
Do depósito das armas da direção nacional da PSP, onde estão armazenadas algumas armas que não estão distribuídas aos polícias ou aquelas que pertencem a efetivo policial que não necessita de andar armado, foram também extraviadas, juntamente com as 57 Glock, os respetivos estojos, carregamentos e os 'kits' de limpeza.
Na altura, foi feita uma participação ao Ministério Público (MP) e a realização de um inquérito interno na PSP para apuramento do que aconteceu e de uma auditoria na Inspeção-Geral da Administração (IGAI) para harmonização dos mecanismos de controlo de segurança do armazenamento de armas e munições das forças de segurança.