O projeto Soli permite controlar os aparelhos tecnológicos sem lhes tocar, através de radares de alta potência. Uma inovação tecnológica que pode ser particularmente importante para pessoas com dificuldades na fala e na mobilidade.
Corpo do artigo
E se os seus dedos fossem um botão? A Google foi autorizada pela FCC (Comissão Federal de Comunicações) a utilizar uma tecnologia inovadora que permite controlar aparelhos tecnológicos sem tocar nos mesmos, através de radares.
De acordo com a agência Reuters, os sensores do Projeto Soli vão permitir que os utilizadores controlem as máquinas, pressionando um botão invisível entre o polegar e os dedos indicadores ou girando um disco virtual, esfregando o polegar contra o dedo indicador.
Para a FCC, esta tecnologia "servirá o interesse público, fornecendo recursos inovadores de controlo de dispositivos, usando a tecnologia de gestos sem toque". Esta inovação tecnológica pode ser particularmente importante para pessoas com dificuldades na fala e na mobilidade.
A Google acredita que "as interações parecem ser físicas e responsivas", uma vez que a resposta dos aparelhos é gerada pela sensação háptica, isto é, relativa ao tato.
Os sensores Soli vão poder agora ser utilizados em níveis de potência mais altos do que os permitidos atualmente e podem, inclusive, ser operados a bordo de aeronaves.