Google volta a ser multada. Desta vez em 1,49 mil milhões de euros
Esta é a terceira vez em dois anos aplicada por Bruxelas à gigante tecnológica por práticas abusivas na publicidade.
Corpo do artigo
A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira uma multa de 1,49 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na publicidade online que condicionaram a concorrência, sendo a terceira penalização do género imputada por Bruxelas àquela companhia.
"Hoje, a Comissão multou a Google em 1,49 mil milhões de euros por ter desrespeitado as regras de concorrência na União Europeia [UE]", anunciou em conferência de imprensa, em Bruxelas, a comissária europeia responsável pela Concorrência, Margrethe Vestager.
Em causa estão "práticas abusivas na publicidade online, que passaram pelo uso da sua posição dominante no mercado para a intermediação de anúncios nas pesquisas", acrescentou a responsável.
Segundo a Margrethe Vestager, "esta é a terceira multa" do género imposta à Google, seguindo-se a outras penalizações em junho de 2017 e em julho de 2018, a última
uma multa recorde recorde de 4,34 mil milhões de euros
. Foi a coima mais elevada alguma vez aplicada a uma tecnológica.
Google garante mudanças
Entretanto, a Google já respondeu, garantindo que "fará uma série de mudanças para responder às preocupações dos reguladores europeus".
"Sempre concordámos que mercados saudáveis e prósperos são do interesse de todos. Já fizemos uma ampla gama de mudanças nos nossos produtos para tratar das preocupações da Comissão", disse Kent Walker, vice-presidente da gigante tecnológica, num comunicado citado pela Reuters.
"Nos próximos meses, faremos mais atualizações para dar mais visibilidade aos rivais na Europa", sublinhou o responsável, que não quis comentar o valor da multa aplicada pela Concorrência.
Notícia atualizada às 12h15