O número é igual ao do ano anterior. O Ministério da Educação autorizou a contratação de 214 psicólogos escolares para 2015/16. Cerca de 1.500 professores vão receber formação para saberem identificar perturbações psiquiátricas.
Corpo do artigo
"A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares efetuou uma avaliação do número de psicólogos necessários à sua rede de estabelecimentos de ensino e apresentou uma proposta fundamentada à tutela. O número de psicólogos contratados anualmente passou de 176 em 2011/12 para 214 em 2014/15", referiu o MEC em resposta à agência Lusa.
O número definido para este ano é igual ao das contratações no último ano letivo, o que leva a que haja agora 72% de unidades orgânicas (agrupamentos escolares e escolas não agrupadas) "com 1 ou mais psicólogos", de acordo com a tutela. "Aos profissionais cuja contratação foi autorizada juntam-se ainda os psicólogos que se encontram nos quadros - 424 - e aqueles que poderão ser contratados pelas escolas com contrato de autonomia e pelas escolas integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária", acrescenta a resposta do ministério.
O MEC sublinha que o objetivo no rácio de psicólogos na rede de escolas públicas passa por ter "no mínimo um psicólogo a tempo inteiro em cada agrupamento".
Professores recebem formação em saúde mental
Para além disso, cerca de 1.500 professores vão receber formação para saberem identificar a diferença entre um comportamento desafiador, mas que é "normal", e atitudes que podem esconder uma perturbação psiquiátrica nas crianças e adolescentes. De acordo com a Aliança Europeia contra a Depressão em Portugal, o programa WhySchool vai abranger 16 agrupamentos de escolas, contando com o apoio dos centros de formação de professores e das autarquias.
O objetivo da formação dos professores é "melhorar a literacia e as aptidões na gestão dos problemas de saúde mental, em particular na identificação de casos, triagem, referenciação e apoio aos casos em risco". Ao todo, serão beneficiados cerca de 100 mil estudantes, entre os 12 e os 18 anos, assim como os respetivos pais e encarregados de educação. Uma campanha nacional de sensibilização para o bulling e o ciberbulling está igualmente prevista.
Este projeto, financiado pelo programa Iniciativas em Saúde Pública/EEA Grants, que em Portugal é operado pela Administração Central do Sistema de Saúde, conta com o apoio dos especialistas internacionais em saúde mental e suicídio na adolescência Lars Mehlum e Stan Kutcher.
Estes especialistas vão participar na conferência "Prevenção do Suicídio: Responsabilidade PartilhadaEstes especialistas vão participar na conferência "Prevenção do Suicídio: Responsabilidade Partilhada", que se realiza esta quinta-feira, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em Beja.