Vai haver "vistorias sistemáticas e repetidas" promete a secretária de Estado Adjunta da Educação. Alexandra Leitão critica processos disciplinares a alunos que denunciaram refeições sem qualidade.
Corpo do artigo
Em cada uma das delegações regionais de Educação vai haver um reforço da fiscalização, com "vistoria sistemática e repetitiva" às refeições escolares com "uma equipa de intervenção de três ou dois funcionários, consoante a delegação", garantiu Alexandra Leitão que promete um despacho até ao final do ano.
"Tudo se joga na fiscalização com a criação de equipas especializadas e a tempo inteiro", disse a secretária de Estado Adjunta e da Educação.
O executivo adianta que "já a partir da próxima semana" haverá reuniões das administrações das empresas em causa e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
Alexandra Leitão promete ainda que "os pais vão ser envolvidos" e serão convocados para reuniões com o Governo "em breve".
A secretária de Estado Adjunta da Educação explicou no Parlamento que se trata de "aplicar o que está previsto no caderno de encargos".
"Vamos trabalhar num plano de promoção da qualidade e monitorização das refeições escolares com, vista a que, se de facto forem encontradas situações, tenham uma imediata penalidade que está prevista no caderno de encargos".
Questionada sobre os processos instaurados a alunos que denunciaram situações de refeições impróprias, Alexandra Leitão considerou que foram "mal aplicados" e "serão objeto de análise da Direção Geral de Educação".
"Não é essa a forma de resolver um problema que não foi criado pelos alunos e em que eles são vítimas", sublinhou a secretária de Estado.
A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares recebeu desde o início do ano letivo 70 queixas relativas à má qualidade das refeições escolares e à falta de pessoal nas cantinas, segundo dados do Ministério da Educação.
Nas última semanas, pais e encarregados de educação divulgaram fotografias de refeições escolares sem qualidade ou em pouca quantidade, alertando que para alguns alunos estas são as únicas refeições que fazem diariamente.
Notícia atualizada às 14.35 horas.