Os números são avançados pelo sindicato. A greve desta quarta-feira obriga à remarcação de exames e análises clínicas. O sindicato avisa que o impacto pode fazer-se sentir durante algum tempo.
Corpo do artigo
A greve nacional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica estava às 10h30 com uma adesão da ordem dos 100% nos principais hospitais centrais, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos, segundo fonte sindical.
A greve foi marcada para exigir a "imediata aprovação" do diploma que cria a carreira daqueles profissionais. O Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde tem exigido que o processo de revisão de carreira seja finalizado, com publicação de diploma. Estes profissionais queixam-se de que a carreira está desatualizada há quase 18 anos e têm feito outras greves para mostrar descontentamento face a um processo que nunca teve conclusão.
Na terça-feira, o Governo garantiu que a revisão da carreira dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica deverá ser aprovada em julho, mas o sindicato decidiu manter a greve para hoje.
Ouvido pela TSF, o presidente do sindicato, Almerindo Rego, diz que "não é suficiente" lembrando que a questão envolve três secretarias de Estado, a começar pela secretaria de Estado do Orçamento. "Nós ainda não temos a garantia da secretaria de Estado do orçamento de que de facto não vai levantar problemas à passagem dos diplomas. (...) se houvesses uma declaração pública, por exemplo do ministro das Finanças ou da Saúde, aí saberíamos que o governo iria levar o processo até ao fim", explicou.
TSF\audio\2017\06\noticias\21\almerindo_rego_1_insuficiente
A greve desta quarta-feira obriga à remarcação de exames e análises clínicas. O sindicato avisa que o impacto pode fazer-se sentir durante algum tempo.
TSF\audio\2017\06\noticias\21\almerindo_rego_2_impacto
Esta área de trabalho abrange mais de 20 profissões, três delas por regulamentar, em áreas como análises clínicas, radiologia, fisioterapia, farmácia ou cardiopneumologia, num total de cerca de dez mil profissionais.
A paralisação decretada pelo Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) repete-se depois a partir de 29 de junho, por tempo indeterminado.