Em relação ao inverno passado, o número de casos baixou de 150 para 60 por cada 100 mil habitantes.
Corpo do artigo
O inverno já lá vai e na hora de fazer um primeiro balanço à atividade gripal dos meses mais frios, a conclusão é que a época deste ano foi de baixa intensidade. Segundo o Instituto Nacional Ricardo Jorge, que coordena o programa de vigilância da gripe, houve mesmo uma redução drástica de casos, comparativamente ao inverno anterior.
O número de novos casos e de amostras recebidas no laboratório nacional de referência para o vírus da gripe foi bastante inferior. Ana Paula Rodrigues, coordenadora da Rede de Médicos-Sentinela, explica, com dados preliminares, a diferença entre este inverno e o do ano passado.
"No inverno passado foram registados 150 novos casos por cada 100 mil habitantes. Este ano, o rácio baixou para 60 casos por 100 mil habitantes".
O laboratório do Instituto Nacional Ricardo Jorge recolhe, sistematiza e publica dados semanalmente. Olhando para os números por agora disponíveis, Ana Paula Rodrigues, diz que a gripe atacou mais no início do ano.
"A terceira semana do ano, ou seja meados de janeiro, foi a semana com a atividade mais elevada".
O H1N1 foi o vírus predominante numa época gripal, em que se verificaram três fatores, que explicam a redução de novos casos: maior resistência ao vírus predominante após uma época em que a atividade foi muito forte; em segundo lugar, o inverno foi menos rigoroso e por último, o vírus que está em circulação está contemplado na vacina que foi indicada para este inverno.
Com a chegada da primavera, a atividade gripal está a diminuir. Ainda assim, o Instituto Ricardo Jorge, cumprindo normas internacionais, mantém ativo até maio, o plano de vigilância.
Ana Pires, do departamento de Climatologia do Instituto do Mar e da Atmosfera, confirma que este foi de facto um inverno atípico. Desde o final do século passado que não registavam temperaturas tão amenas nesta altura do calendário. O valor da temperatura máxima do ar foi o terceiro mais alto desde 1931 e o mais alto desde 2000. O valor da temperatura mínima foi o sétimo mais alto desde 1931 e o mais alto dos últimos 15 anos.