Em Lagoa, nos Açores, as crianças do 7.º ano fazem, uma vez por semana, atividades no mar.
Corpo do artigo
Os Açores são a região do país com maior índice médio de obesidade, mas há municípios empenhados em dar a volta às estatísticas. É o caso de Lagoa, que pertence à, que combate o excesso de peso dentro de água.
"O município está a desenvolver aqui um esforço em adequar instalações, mas também a desenvolver projetos comunitários. Exemplo disso é o projeto náutico. As crianças, em vez de terem aulas de educação física no pavilhão, vão uma vez por semana para atividades de mar. Este projeto é feito a nível nacional, mas aqui em Lagoa é um desafio e está a começar este ano para todas as crianças do 7.º ano.", diz Pedro Tavares.
O coordenador da área do desporto da Câmara Municipal explica que, na região, a obesidade atinge, entre os 30 e os 50 anos, 25% da população. E destes 25%, metade tem apenas o 2.º ciclo.
TSF\audio\2018\10\noticias\31\pedro_tavares_1_numeros
Pedro Tavares adianta ainda que "os estudos indicam que 8,8% é o número recorde a nível nacional, cuja média anda à volta dos 5%, ao nível da taxa de participação desportiva. Daqui, é também surpreendente que 29% das mulheres representem um recorde na região autónoma dos Açores a nível da participação desportiva."