Homo Naledi: Nova espécie do género humano descoberta na África do Sul

Homo Naledi, o rosto da nova espécie humana
DR/National Geographic
Esta nova espécie tem mãos, pulsos e pés muito próximos do Homem moderno. A descoberta está a deixar os cientistas perplexos e a levantar muitas questões sobre a evolução do Homem até aos dias de hoje.
É uma espécie que pode ser encarada como uma ponte entre os primatas bípedes e os humanos. Não foi ainda possível datar os 1500 fosseis e, por isso, é impossível saber em que fase da evolução humana eles viveram.
O que é certo é que este Homo Naledi poderá ter realizado os primeiros ritos funerários de que há provas.
A descoberta foi feita em 2013 nas cavernas Rising Stars em Joanesburgo. Os fósseis foram encontrados numa gruta, de acesso extremamente difícil, no local arqueológico conhecido como "Berço da Humanidade" e inscrito na lista do património mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Um arqueólogo amador mostrou ao professor Lee Berger, investigador da universidade de Witwatersrand em Joanesburgo, um fragmento de maxilar fossilizado. De imediato o paleontólogo percebeu que tinha nas mãos uma grande descoberta e chamou o National Geografic.
[youtube:oxgnlSbYLSc]
Os fósseis recolhidos representavam 15 pessoas entre bebés, crianças e adultos estavam a 30 metros de profundidade num labirinto de cavernas. Lee Berger teve de contratar cientistas magrinhos que pudessem chegar ao local, já que muitas das passagens têm 25 centímetros e só era possível avançar com um braço esticado acima da cabeça e outro esticado para baixo.
Lee Berger não escondeu o entusiasmo da descoberta, prova que que ainda não sabemos tudo sobre a evolução humana. O cientista diz mesmo que isso o faz pensar sobre o que nos faz humanos.
Já no programa que a National Geographic irá transmitir, o paleontólogo diz que o Homo Naledi estará na base da evolução que nos trouxe até aqui.
[youtube:eatqu7hWw5g]
Os cientistas que estiveram em Rising Stars acreditam que há ainda muito por descobrir naquelas cavernas. Para já sabe-se que o Homo Naledi tinha cerca de 1,50 metros , longas pernas e pés que eram quase iguais aos nossos.
Quanto ao cérebro era do tamanho de uma laranja.