
Manuel Martins/Global Imagens
Secretaria de Estado do Emprego considera greve dos enfermeiros "irregular".
Corpo do artigo
Os hospitais foram alertados pela tutela para estarem atentos a "eventuais ausências de profissionais de enfermagem" durante o período da greve que começa segunda-feira, cuja marcação foi considerada irregular.
A greve foi marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem e pelo Sindicato dos Enfermeiros para o período entre as 00h00 de segunda-feira e as 24h00 de sexta-feira.
Em declarações à Lusa, Francisco George mostrou-se preocupado com a paragem de enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia.
TSF\audio\2017\09\noticias\08\francisco_george_2_apelo
Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respetivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros.
A Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.
Apesar disso, os enfermeiros mantêm paralisação, invocando a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.