A banca foi montada no Mercado Municipal e não faltaram candidatos para uma série de testes gratuitos.
Corpo do artigo
Entre as 8h e as 16h, quem passar pelo Mercado Municipal de Faro vai ter a oportunidade de realizar, gratuitamente, rastreios à glicemia e colesterol, avaliar o seu índice de massa corporal e o perímetro abdominal ou ainda medir a tensão arterial, dados que permitirão aos técnicos de saúde efetuar uma avaliação de risco de AVC e proporcionar todo o aconselhamento aos utentes.
A banca foi montada no Mercado Municipal e não faltaram candidatos a medir a tensão e a ver o nível de colesterol. "Come vegetais? Fuma? Costuma ter a tensão alta", perguntavam os técnicos do Hospital de Faro.
José Rebeca foi um dos que por ali parou, mediu a tensão, viu o nível de colesterol e de glicémia e ficou contente com o resultado." Deve ser dos flocos de aveia que o médico me mandou tomar ao pequeno-almoço", sorriu satisfeito.
João, outro utente, foi surpreendido com o que lhe disse a técnica." Tem a tensão em 18, a máxima, nove a mínima. Está nervoso?", pergunta. João responde negativamente, que até nem fez qualquer esforço durante a manhã mas fica apreensivo com o resultado.
A tensão alta é um dos fatores de risco do AVC e foi para alertar o público que a médica Mariana Lemos esteve a dar conselhos a quem ali se dirigia.
" Estamos a fazer o rastreio global", explica."Não fumar é muito importante mas estamos aqui a avaliar o nível de glicémia para sabermos qual o perigo do doente ter diabetes, o colesterol e a tensão, e tentamos perceber pela história da pessoa qual o risco dela vir a ter um AVC". Caso haja esse risco, os técnicos hoje presentes no Mercado Municipal de Faro tentam encaminhar o utente para o médico de família.