Desde o início do ano, mais de 100 enfermeiros abandonaram o Centro Hospitalar Lisboa Norte mas, para compensar as saídas, nem metade dos profissionais foram contratados.
Corpo do artigo
O Diário de Notícias avança que, dos 103 enfermeiros que saíram do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), apenas 49 foram substituídos.
Os padrões internacionais apontam para um rácio de três enfermeiros por cada médico e, a nível europeu, a média é até superior. Mas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o rácio de enfermeiros é de 1,2 profissionais por cada clínico, chegando mesmo a ser inferior, em alguns casos.
TSF\audio\2018\05\noticias\22\nuno_serra_fernandes_enfermeiros_07h
A falta de enfermeiros levou já o hospital a fazer algumas alterações: um setor da cirurgia teve de ser encerrado temporariamente, para permitir dar resposta aos cuidados de enfermagem da área cirúrgica em geral, fechando 22 camas que tinham uma ocupação média de 76%. Também a unidade de nefrologia pediátrica sofreu alterações, mudando do 7.º para o 9.º piso do edifício. A alteração terá permitido distribuir os enfermeiros por todos os pisos da Pediatria, depois da unidade ter perdido 15 profissionais.
Além do impacto nos serviços, a diminuição do número de enfermeiros tem afetado também os próprios profissionais, que viram aumentar o número de horas a trabalhar sem consentimento.