O maior evento de robótica educacional do mundo arranca esta quinta-feira. Até sábado, mais de 500 participantes concentram-se em Guimarães para participar na RoboParty.
Corpo do artigo
"É um evento puramente pedagógico e educacional, em que ensinamos os jovens a construir um robô móvel e autónomo, em três dias e duas noites", explica Fernando Ribeiro, professor da Universidade do Minho e coordenador da festa dos robôs. "O evento não para. Trazem um computador e um saco-cama e ficam aqui três dias."
Além da parte de aprendizagem, a RoboParty conta também com atividades lúdicas, como torneios de desporto, apresentação de gadgets e atuações de DJs.
Há participantes de todo o país. A maioria tem entre 15 e 18 anos, mas existe também uma equipa sénior com participantes dos 67 aos 74 anos.
TSF\audio\2019\03\noticias\07\fernando_ribeiro_1_roboparty
A inteligência artificial vai ser uma das grandes novidades na edição deste ano. "Vamos explicar como é que uma máquina consegue aprender a fazer alguma coisa, em vez de ser programada da maneira tradicional", revela Fernando Ribeiro.
0gdCw-vlY2U
Os robôs criados pelos participantes terão de enfrentar vários desafios ao longo dos três dias: pistas de obstáculos, corridas e até uma prova de dança (o mais esperado de todos!).
"As equipas têm que embelezar o seu robô, têm que planear uma coreografia e escolher uma música. A sua performance é avaliada por um júri", explica o coordenador do evento.
No final, os participantes podem levar o robô consigo para casa.
TSF\audio\2019\03\noticias\07\fernando_ribeiro_2_tres_dias
A entrada para assistir à competição de robôs é gratuita.
Além de Guimarães, a "festa dos robôs" também já teve edições em Lisboa, no Brasil, na Alemanha e no Canadá. O próximo evento será na Dinamarca, de 13 a 15 de setembro.