Na cerimónia que assinala os 30 anos do Programa Erasmus, o presidente da Comissão Europeia afirmou que os estudantes de Erasmus são a melhor resposta ao "narcisismo isolacionista".
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia aproveitou a cerimónia de aniversário do programa Erasmus, no Parlamento Europeu, para criticar os "os egoísmos nacionais" e isolacionismo.
Jean-Claude Juncker considerou que os "nove milhões" de estudantes que participara no programa são a melhor resposta ao "disparate" dos que pretendem isolar-se da União Europeia.
TSF\audio\2017\06\noticias\13\joao_francisco_guerreiro_13h
O programa Erasmus é o símbolo de "uma Europa portadora de grandes promessas, uma Europa confiante, unida, decididamente virada para o futuro", considerou Junker, dirigindo um apelo aos eurodeputados, para que apõem o investimento europeu no "talento" dos jovens.
"Conto convosco para que o orçamento europeu esteja direcionado para o talento da nossa juventude", disse o presidente da Comissão durante a cerimónia, sendo aplaudido da esquerda à direita, pelos parlamentares de Estrasburgo.
Nesta cerimónia, o presidente do Parlamento considerou que o programa Erasmus representa uma "revolução cultural" na Europa. António Tajani, destacou a importância do programa iniciado em 1987.
"Trinta anos depois, a mobilidade europeu tornou-se a norma e a geração Erasmus é o símbolo de uma verdadeira revolução cultural", afirmou.
A cerimónia no Parlamento Europeu contou com presença de vários estudante de Erasmus, que na vida profissional assumiram papeis de destaque.
"Temos aqui o presidente de uma empresa de sucesso, um campeão do mundo de natação paraolímpica, um grande chefe e, até mesmo, o ministro da Educação de Portugal", anunciou o presidente da instituição.
"[É uma] Coincidência entre um dos mais felizes capítulos da história recente portuguesa e um dos mais felizes programas da identidade europeia", disse o ministro.
Já sobre os 10 meses que passou em Madrid, como estudante de Erasmus, resumiu com ironia, dizendo que "o que acontece no Erasmus, fica no Erasmus".