É o segundo parto da época no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves. A ninhada é constituída por quatro crias, um número considerado elevado para esta espécie.
Corpo do artigo
A família de linces ibéricos do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves, está cada vez maior. Depois do anúncio, a semana passada, do nascimento das primeiras três crias do ano, esta sexta-feira surge a notícia de mais quatro nascimentos.
Segundo informação divulgada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o parto ocorreu na madrugada do passado dia 6 de março. A lince Fruta deu à luz 4 crias saudáveis fruto do seu emparelhamento este ano com o lince Jabugo.
É um número considerado elevado para uma ninhada tendo em conta que a média é de duas crias. Os quatro filhotes de Fruta e Jabugo vão agora juntar-se às três crias da fémea Artemisa e do macho Foco.
As crias de Fruta e Artemisa estão aparentemente bem e seguem o seu desenvolvimento normal, adianta o ICNF.
Trata-se do 6º parto de Fruta desde que está nas instalações de Silves. Desde 2001, esta lince especial já pariu 21 crias, sendo que, em 2013, deu à luz uma ninhada de 5 crias, caso único até ao momento no Programa de Cria do Lince Ibérico, segundo o ICNF.
Já o Jabugo foi pai pela primeira vez. Este macho de 4 anos está no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico desde 2014, vindo do Centro de Cría de Lince Ibérico El Acebuche, em Doñana (Andaluzia). Tem em 2016 a sua primeira temporada de cria com êxito depois de, em 2015, ter sido emparelhado sem sucesso.