Na freguesia de Campolide, em Lisboa, um 1 Kg de lixo vai valer duas notas, equivalentes a dois euros.
Corpo do artigo
A Junta de Freguesia criou uma moeda própria (O Lixo) que vai servir para "pagar" aos fregueses cada quilo de resíduos reciclados que entreguem à autarquia.
Existe um limite de 10 Kg que podem ser entregues, ou seja 20 "lixos", no máximo para cada pessoa.
O "lixo" enquanto moeda de troca pode ser usado em 70 lojas do comércio local, que aderiram à iniciativa, e que podem ser consultadas no respetivo site desta campanha de incentivo à reciclagem.
A peixeira Ângela já fez a separação do lixo e tem a reciclagem pronta nas traseiras da loja para a entregar nos pontos de recolha da Junta de Freguesia.
Além de ter feito reciclagem Ângela está também à espera das notas verdes que os clientes vão levar, para pagar na sua peixaria Felicidade, e por isso ela pensa que pessoas necessitadas podem utilizar este meio para poderem fazer compras no bairro.
Mas esta é uma experiência piloto e limitada a poucas semanas, mas que de acordo com o Presidente da Junta, André Couto pode vir a crescer porque se vai candidatar ao próximo Orçamento Participativo de Lisboa.
RfKspP-XsBc
17 e 24 de setembro são os dias marcados para esta experiência, em diversos pontos dos bairros da Freguesia de Campolide.