Portugal vai ter um novo navio de investigação oceanográfica. Chama-se "Mar Portugal" e substitui o "Noruega". O barco representa um investimento de 13 milhões de euros.
Corpo do artigo
O navio está pronto, só falta agora equipá-lo com os recursos referentes às artes de pesca para pesquisa sobre stocks explica a ministra Assunção Cristas.
Tem 75m de comprimento e lugar para 30 investigadores, 16 tripulantes e uma autonomia de 40 dias. Na configuração atual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV"s ("remotely operated vehicles") e levantamentos geofísicos.
O Ministério da Agricultura e Pescas sublinah que dos 13 milhões de euros que a embarcação custa, 9 milhões são oferta da Noruega, através do mecanismo Financeiro do espaço económico Europeu, e 4 milhões são provenientes do orçamento de Estado.
Assunção Cristas, ministra do mar e da agricultura, acredita que este navio vai permitir um leque alargado de investigação no mar melhorando, sob esse ponto de vista, o trabalho que o "Noruega" permitia realizar.
A apresentação do "Mar Portugal" está marcada para esta sexta feira, na doca do espanhol, em Lisboa.