Mau tempo não deixou Escuteiros de Leiria comunicar com astronautas
Numa atividade de radioamadorismo, realizada na noite de sábado para domingo, participaram escuteiros de todo o mundo. Mas depois de uma caminhada já noite dentro na Serra dos Candeeiros, bem tentaram mas contactar com a Estação Espacial Internacional foi impossível.
Corpo do artigo
A experiência de comunicar com astronautas da Estação Espacial Internacional falhou, por causa da chuva e vento forte, "nesta que era uma verdadeira corrida contra o tempo", como explicou o radioamador António Cardoso.
A comunicação com a EEI requer uma autorização especial, até para acertar as comunicações com os tempos livres dos astronautas. Este tipo de ligação é conseguida por frequências de radioamadores, "uma prática que é comum aos astronautas", explica-nos o técnico de comunicações, que entende que esta é "uma forma dos astronautas ocuparem os tempos livres", no interior da nave.
Perante dezenas de jovens escuteiros, que já noite dentro subiram a pé até ao alto da Serra dos Candeeiros, desafiando o frio e o vento forte com ameaça de chuva permanente, ainda houve uma tentativa de comunicação, mas que foi falhada.
Sem conseguir a comunicação ao espaço, ficou um misto de sensações de desilusão e esperança, para "uma próxima tentativa" dizem os jovens escuteiros.
Esta foi uma das muitas actividades dos Escutas da região de Leiria que este fim de semana estão reunidos na Quinta do Escuteiro, na Batalha, onde vai ser inaugurado uma área de monitorização e pedagogia ambiental com o Centro de Acolhimento e Formação Ambiental.