O Ministério da Saúde espera que, até final do ano, existam mais de 50 centros de saúde com médicos dentistas.
Corpo do artigo
No Dia Mundial da Saúde Oral, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse esperar que, até final deste primeiro semestre, existam médicos dentistas integrados em todo o país nesta área da saúde oral.
"Iniciámos no ano passado com 13 [médicos dentistas em centros de saúde], esperamos que até final do ano tenhamos mais de 50 integrados e o objetivo é crescer, crescer porque os portugueses precisam muito desta área", disse.
Fernando Araújo sublinhou a "enorme articulação" entre a equipa de medicina familiar e os médicos dentistas, que classificou de "uma mais-valia". Para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, esta integração de médicos dentistas em unidades do SNS deve ser feita "de uma forma equilibrada, sustentável, de forma consistente, de que não haja volta atrás".
Desde julho, quando arrancou o projeto-piloto de médicos dentistas nos centros de saúde, quase 6.500 doentes foram tratados.
Centros de saúde com médicos dentistas
Na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte terão consultas de saúde oral o ACES Porto Oriental (dois centros de saúde), a Unidade Local de Saúde (ULS) Matosinhos (um centro de saúde), a ULS Nordeste (13 centros de saúde), o ACES Feira/Arouca (três centros de saúde), o ACES Douro Sul (três centros de saúde) e o ACES Baixo Tâmega (três centros de saúde).
Na ARS de Lisboa e Vale do Tejo estas consultas passarão a existir no ACES Estuário do Tejo (três centros de saúde), no ACES Lezíria (três centros de saúde), ACES Médio Tejo (um centro de saúde), ACES Almada/Seixal (um centro de saúde), ACES Oeste Sul (dois centros de saúde), ACES Arco Ribeirinho (um centro de saúde), ACES Amadora (um centro de saúde), ACES Lisboa Central (um centro de saúde), ACES Lisboa Ocidental e Oeiras (um centro de saúde), ACES Sintra (dois centros de saúde), ACES Lisboa Norte (um centro de saúde) e ACES Loures/Odivelas (cinco centros de saúde).
Na ARS Centro, serão contemplados os ACES Dão Lafões (quatro centros de saúde), a ULS Castelo Branco (um centro de saúde), ACES Baixo Vouga (um centro de saúde).
Na ARS Alentejo será o ACES Alentejo Central (três centros de saúde) e na ARS Algarve o ACES Algarve II Barlavento (um centro de saúde), o ACES Algarve I Central (um centro de saúde) e o ACES Algarve III Sotavento (um centro de saúde).