Ministra da Saúde pede desculpa a enfermeiros. "É um ponto de viragem" na relação
Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, aceitou o pedido de desculpa de Marta Temido e garante que há um caminho aberto para o diálogo que põe fim à "intransigência do governo".
Corpo do artigo
A relação entre a ministra da Saúde e a os enfermeiros sofreu uma viragem, depois de Marta Temido ter feito um pedido de desculpa por declarações na entrevista TSF/DN , este domingo.
A governante esclareceu, na conversa com Ana Rita Cavaco, que nunca teve intenção de chamar "criminosos aos enfermeiros". Na chamada telefónica, a ministra pediu à Bastonária da Ordem dos Enfermeiros que aceitasse e transmitisse as desculpas a todos os enfermeiros, garantindo que o uso da expressão à resposta aos jornalistas não teve intenção de ofender os Enfermeiros.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/12/tsfdn_martatemido_05_20181215170312/hls/video.m3u8
Ana Rita Cavaco aceitou o pedido de desculpa e considera que este gesto de Marta Temido marca uma viragem na relação entre o ministério e os enfermeiros.
"Há um caminho que está aberto para o diálogo, que se vai fazer na quarta-feira quando tivermos a reunião com a ministra e, se vai acabar com a greve ou não, tudo depende daquilo que o governo estiver disposto a ceder", explicou a bastonária, frisando que "uma negociação tem duas partes e as duas têm de conseguir sentar-se à mesa e saber quais são os pontos fundamentais dos quais um e outro não pode abdicar".
TSF\audio\2018\12\noticias\17\ana_rita_cavaco_1_viragem_14h
A bastonária recorda que "da parte dos sindicatos houve sempre vontade de negociar e da parte do governo houve uma estrutura intransigente". Ana Rita Cavaco acredita, assim, que esta atitude "marca um ponto de viragem" na intransigência do governo.
Esta quarta-feira, dia 19, a ministra da Saúde recebe a Ordem e ambas estão empenhadas em viabilizar um acordo entre os Sindicatos e o Governo.