A missão é assumida por Nuno Queiroz Ribeiro, o chef que este sábado, Dia Mundial da Saúde, é distinguido pelo Ministério da Saúde por ter ajudado a promover estilos de vida mais saudáveis.
Corpo do artigo
Essa é a missão assumida por Nuno Queiroz Ribeiro, o chef que este sábado é distinguido pelo Ministério da Saúde por ter prestado serviços considerados relevantes na promoção da saúde pública, na prevenção da doença e no apoio à concretização das políticas de saúde.
É a primeira vez que estes prémios são atribuídos, são doze personalidades distinguidas neste Dia Mundial da Saúde.
Defensor da dieta mediterrânica, o chef Nuno Queiroz Ribeiro é um dos autores do projeto "Crescer Saudável", um programa de alimentação escolar que revolucionou as ementas das escolas de Lisboa. Mas este é apenas um dos ingredientes da vasta experiência que tem no mundo da comida saudável e consciente.
A morte do pai mudou-lhe o percurso e desde essa altura definiu como missão melhorar a vida e a saúde dos portugueses.
Gostava de acabar com a mania da fast food e com os fritos, lamenta que a taxa sobre o sal ainda não seja uma realidade e pede aos pais que mudem os hábitos, de regresso aos sabores originais, sem corantes ou conservantes.
Entre os sabores e os ingredientes que não dispensa estão os alhos e as cebolas.
São vários os alertas e os conselhos que este chef deixa na conversa com a jornalista Ana Cristina Henriques, com a certeza de que o prémio que recebe este sábado vai "apurar" as receitas para ter portugueses saudáveis.
TSF\audio\2018\04\noticias\07\nao_mexer_chef_nuno_online
O chef Nuno Queiroz Ribeiro acredita que um dia Portugal também vai chegar a este ponto em que o sal vai ser reduzido na nossa alimentação.
Ele é um dos parceiros do Ministério da Saúde que tem ajudado a promover estilos de vida mais saudáveis e por isso é uma das 12 personalidades distinguidas este sábado na Fundação Calouste Gulbenkian.
Comer menos sal, cortar no açúcar, estar atento aos rótulos, beber mais água, praticar exercício físico e deixar de fumar são os ingredientes da receita do Ministério da Saúde para este dia Mundial da Saúde, para reduzir as doenças e aumentar os anos de vida saudável.