Se é daquelas pessoas que não tem problemas de visão, e a sua memória até funciona bem, mas fica bloqueada quando se trata de reconhecer alguma cara, pode sofrer de prosopagnosia desenvolvimental.
Corpo do artigo
O que dizem os cientistas quando falam em prosopagnosia desenvolvimental é que a culpa dessa "cegueira facial", como também aparece descrita, não é da sua memória (ou, muito menos, da visão).
Num texto publicado no site The Conversation, dois psicólogos da City University London, Richard Cook e Frederica Biotti, defendem a necessidade de prestar mais atenção a esta doença.
Prosopagnosia desenvolvimental será uma derivação de uma condição médica chamada prosopagnosia adquirida e que resulta de algum problema (um AVC, por exemplo) que vai condicionar a capacidade de reconhecer rostos. Na prosopagnosia desenvolvimental não há qualquer lesão cerebral, mas o problema persiste - uma espécie de dislexia, portanto.
Brad Pitt, o cofundador da Apple Steve Wozniak ou autor e neurologista Oliver Sacks estão entre os famosos que padecem desta doença.