A TSF entrevista Manuel Abecasis, pioneiro da transplantação em Portugal e fundador da Unidade de Transplantes de Medula Óssea do IPO de Lisboa, que agora festeja três décadas de existência.
Corpo do artigo
A unidade do Instituto Português de Oncologia de Lisboa abriu em 1987, pela mão do médico Manuel Abecasis, que ainda hoje é o diretor do serviço.
Ao longo de três décadas, duas mil pessoas foram transplantadas nesta unidade, quase todas atingidas por cancro ou outras doenças do sangue.
Anualmente, o IPO de Lisboa faz uma centena de transplantes de medula óssea, cerca de um terço em crianças.
TSF\audio\2017\10\noticias\17\17_outubro_entrevista_manuel_abecassis_ipo_mtsf
Os dois primeiros transplantados acabaram por não resistir, mas a maior parte ganhou uma vida nova, depois da doença
Numa entrevista à TSF, Manuel Abecasis recorda momentos que marcaram uma carreira de várias décadas; lembra, com um sorriso, o segredo que rodeou o primeiro transplante; e confessa que nem tudo foi entusiasmo, quando surgiu a ideia de começar a fazer transplantes de medula em Portugal.