Viu "Perdido em Marte"? Mark Watney plantou batatas no planeta. A NASA acha que é uma boa ideia e está a fazer testes no Perú.
Corpo do artigo
O projeto nasce no Perú porque é lá que existe o Centro Internacional das Batatas (CIP), que pretende estudar e desenvolver este tubérculo a nível mundial.
E é no Perú porque, dos milhares de variedades de batatas, se pensa que foi nos Andes que as primeiras foram plantadas, há cerca de 2500 anos.
As espécies de batatas selecionadas estão a ser plantadas numa zona do deserto de Atacama chamada Pampas de La Joya, porque "Marte e Joya têm níveis baixíssimos de microrganismos e materiais orgânicos, possuindo ao mesmo tempo elevadas quantidades de elementos químicos oxidantes. São ambientes muito parecidos", segundo o biólogo espacial Julio Valdivia-Silva.
Depois da plantação, e de nascerem, haverá uma segunda fase, que consiste em congelar as batatas, tendo em vista uma hipotética viagem espacial. Depois ainda serão feitos testes no interior de satélites.
"A ideia de produzir comida para colónias humanas no espaço pode ser realidade em pouco tempo", diz Chris McKay, biólogo da agência espacial.