
ICNF
Foi esta quinta-feira fotografada uma cria que nasceu há 45 dias no Parque Natural do Vale do Guadiana. O Instituto de Conservação da Natureza diz que é um marco como não existia há décadas.
Corpo do artigo
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou esta quinta-feira que se confirmou "a existência da primeira ninhada de lince-ibérico" no Parque Natural do Vale do Guadiana.
O lince bebé foi fotografado na Herdade das Romeiras, "acompanhando a sua progenitora, Jacarandá" que foi "a primeira fêmea a ser solta" na natureza em Portugal em dezembro de 2014, em conjunto com o macho Katmandú.
Jacarandá tinha nascido em cativeiro, no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, em 2012. Agora deu à luz.
Em comunicado, o ICNF classifica este acontecimento como "um marco na conservação do lince-ibérico uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas".
O instituto presta ainda reconhecimento ao "trabalho dos proprietários e gestores que colaboram com o Programa LIFE+ Iberlince, nomeadamente à Herdade das Romeiras, agraciada este ano com o Prémio Conservação do Lince Ibérico.
O nascimento confirma "a reprodução de animais em todas as áreas de reintrodução do Programa LIFE+ Iberlince, um êxito que o ICNF considera da maior importância e significado".
Fonte do ICN disse à TSF que "tanto a cria como a mãe estão bem".