Nem um sismo o abalou. O português que venceu a prata nas Olímpiadas da Informática
É a primeira vez que Portugal conquista uma medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática.
Corpo do artigo
Kevin Pucci, estudante de 17 anos oriundo de Chaves, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática.
Trata-se do melhor resultado de sempre para Portugal na competição - até ao momento, o país tinha apenas vencido a medalha de bronze, já por oito vezes.
Eram 5h00 da manhã. Faltavam algumas horas para começar o segundo dia de prova, no Japão, quando Kevin Pucci acordou de repente com um terramoto.
"Estava a dormir e, de repente, senti tudo a balançar. Depois, percebi que era um terramoto - e não foi um terramoto fraco, foi de [magnitude] 5.6", conta.
"Como o Japão tem construções muito preparadas para terramotos, não aconteceu nada. A única coisa que me aconteceu foi perder o sono", admite o estudante português.
Não conseguiu dormir, mas nem isso o impediu de conquistar a medalha de prata para Portugal, nas Olimpíadas Internacionais de Informática.
Em prova estavam 335 concorrentes, de 85 países.
Kevin explica o objetivo da competição: "As Olimpíadas consistem em dois dias de provas e em cada dia de prova há três problemas que temos de resolver em cinco horas, fazendo um programa [informático]".
Uma competição que traz muita satisfação ao jovem português. "Gosto muito de programação competitiva porque (...) quando se descobre a solução é muito fixe", revela Kevin. "Quando, de repente, consegui ter uma ideia que me deu quase 100 pontos num problema, fiquei muito feliz!", confessa.
Kevin começa as aulas já esta sexta-feira. Vai para o 12.º ano.
Quanto ao futuro, ainda não sabe dizer que curso vai escolher, mas garante que qualquer que seja a decisão, a informática vai estar sempre presente.