Neste supermercado, tudo o que está nas prateleiras é plástico... retirado do mar
A exposição "Mar de Plástico" é organizada pela campanha "Ocean Action", do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
Corpo do artigo
A exposição "Mar de Plástico", organizada pela campanha "Ocean Action" do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, quer chamar a atenção para o problema dos resíduos de plástico nos oceanos através de peças recolhidas do mar.
A entrada para a mostra faz-se através de um corredor de plástico, que tenta imitar o efeito da acumulação do plástico no mar. O objetivo é atrair a atenção dos visitantes através de objetos de arte, painéis com informação e elementos multimédia.
Uma das áreas que atrai mais atençao dos visitantes é o supermercado de plástico, constituido por objetos do dia-a-dia, recolhidos nas ações de limpeza de praias. Desde isquieros, a beatas de cigarros, passando por chinelos, capacetes, escovas de dentes e cordas, o supermercado tem nas prateleiras objetos organizados e etiquetados, com data de validade - mostrando o tempo que cada objeto deverá permanecer a poluir no mar (em alguns casos, ultrapassa os 500 anos).
TSF\audio\2018\12\noticias\03\sara_de_melo_rocha_direto
"Mar de Plástico" pode ser visitada até 27 de março no Moinho de Maré de Alhos Vedros, no concelho da Moita, pelo público em geral aos sábados, das 14:30h às 18:00h. Durante a semana, é visitada pelas escolas do concelho, mediante marcação. Em abril, a mostra itinerante segue para o "Sea Life", no Porto.