Nova ala pediátrica já tem projeto. São João designou grupo de trabalho independente
O projeto de arquitetura da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João já foi entregue. Seguem-se as fases de revisão técnica e adjudicação da empreitada. O início das obras apontado até ao final de 2019.
Corpo do artigo
"O projeto aposta nos cuidados em ambulatório, particularmente na cirurgia de ambulatório, bem como na diferenciação de camas de cuidados intensivos e intermédios, sendo a única estrutura da região preparada para dar resposta a crianças politraumatizadas, às crianças com doença cardíaca com necessidade de tratamento invasivo ou de cirurgia cardíaca, com doença do foro neurocirúrgico, bem como, parte importante das crianças com doença oncológica".
É desta forma que o Hospital de São João, no Porto, apresenta o projeto da nova ala pediátrica, onde "será incluída a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte".
Em comunicado, a unidade hospitalar do Norte esclarece, ainda, que o projeto vai agora ser remetido para os ministérios da Saúde e das Finanças e para a entidade que fará a sua revisão técnica, "limitando eventuais erros ou omissões, de acordo com as exigências legais em vigor. Esse trabalho de revisão foi já adjudicado a uma entidade competente para o efeito, que demorará 45 dias na sua execução".
O Hospital de São João, face à urgência da construção da Ala Pediátrica, tem autorização inscrita na Lei do Orçamento de Estado para 2019, para recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada. "No entanto, por razões de transparência e de defesa do superior interesse público", acrescenta o comunicado, "entendeu-se constituir um grupo de trabalho que pudesse estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada com esta complexidade técnica, para serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução. Esta abordagem não atrasará o processo", garante a unidade hospitalar.
O grupo de trabalho é presidido por Joaquim Poças Martins, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros - Região Norte e Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em representação da Ordem dos Engenheiros e inclui elementos da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e do Centro Hospitalar Universitário São João.