Nova secretária de Estado da Saúde demitiu-se do Hospital de Gaia por falta de meios
Falta de recursos humanos e falta de meios. Foram razões que levaram a que a nova Secretária de Estado da Saúde apresentasse a demissão quando era diretora da Unidade de Gestão do Tórax e Circulação do Hospital de Gaia.
Corpo do artigo
Raquel Duarte Bessa de Melo substitui no cargo Rosa Matos Zorrinho, numa equipa que era liderada por Adalberto Campos Fernandes e que passa a ser dirigida por Marta Temido.
A nova governante conhece bem os problemas de um dos hospitais mais polémicos dos últimos tempos. Foi a primeira a avançar com um pedido de demissão, já em março, muito antes da equipa que no mês passado ameaçou bater com a porta. Raquel Duarte Bessa de Melo fê-lo mais cedo.
A antiga diretora da Unidade de Gestão do Tórax e Circulação do Hospital de Gaia abandonou o cargo por falta de meios técnicos e humanos.
Há uma semana, o diretor clínico demissionário garantia à TSF que se demitiria caso o Orçamento do Estado não contemplasse 50 milhões para o Hospital de Gaia.
Agora, com a nomeação da antiga colega para a pasta da Saúde, Moreira da Silva prefere esperar alguns dias para ouvir explicações da nova tutela.
Um dos diretores de serviço demissionário acrescenta à TSF que é preciso aguardar pelo debate do Orçamento na Assembleia da República e analisar com atenção o documento. Na próxima semana, a equipa demissionária deverá reunir-se para acertar os próximos passos.
Joaquim Pinheiro, médico do Hospital de Gaia e antigo diretor do serviço de neurologia, adianta à TSF que Raquel Duarte Bessa de Melo "subscreveu alguns documentos que foram entregues ao Conselho de Administração" dando conta do "mal-estar" e da "dificuldade em manter os serviços a funcionar com a qualidade necessária e razoável".
TSF\audio\2018\10\noticias\16\joaquim_pinheiro_21h
Esse mal-estar, concretiza, tinha a ver com falta de recursos humanos ("há poucas ou nenhumas contratações") e também com "graves carências de equipamentos e de instalações".
Licenciada em Medicina, a nova secretária de Estado é assistente Graduada Sénior de Pneumologia, mestre em Saúde Pública e Gestão e Economia de Serviços de Saúde e doutora em Saúde Pública.
Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral de Saúde Raquel Duarte Bessa de Melo é também professora auxiliar na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.