Alunos de uma escola de Sintra vão representar Portugal num festival internacional de teatro na Alemanha. São os participantes mais novos, com uma peça toda falada em alemão.
Corpo do artigo
É um grupo de dez alunos, com cerca de 15 anos de idade; e frequentam o terceiro ano da disciplina, na Escola Básica 2,3 D. Fernando II, em Sintra.
Tal como aconteceu no ano passado, este ano voltaram ao Festival de Teatro Escolar de Almada, que decorreu esta semana. A participação em 2016 valeu-lhes a escolha para serem os representantes portugueses no Festival Europeu de Teatro Escolar da Europa Ocidental, que decorre em Berlim, entre 6 e 10 de maio.
Além de Portugal, o festival conta com a presença de estudantes de Itália e de Espanha, bem como da Alemanha, o país organizador.
Ao palco, os portugueses vão levar a peça "Os outros e eu", que pretende responder a uma pergunta, aparentemente, simples: "devemos ou não respeitar sempre as escolhas de cada um?".
São o grupo mais novo em Berlim, mas isso não os intimida: "somos novos, mas somos bons!!!", respondem sem hesitar.
Antes da partida para a Alemanha, subiram ao "palco" da escola, perante pais, amigos e companheiros.
TSF\audio\2017\05\noticias\05\guilhermina_sousa_teatro_alemao
Os ensaios prolongaram-se durante vários meses, roubando, muitas vezes, tempo às horas livres depois da escola. A orientação esteve a cargo do encenador Carlos Melo, e da professora de Alemão, Patrícia Coelho.
A maioria dos elementos deste grupo dedica-se ao teatro apenas na escola, mas uma das alunas, Rita Frazão, participa, há cinco anos, no grupo do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.