Segundo os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde, mais de metade dos casos ocorreram em pessoas não vacinadas.
Corpo do artigo
O número de casos confirmados este ano de sarampo em Portugal subiu para 29, num total de 145 notificações, divulgou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a última atualização de dados disponível na página da internet da DGS, mais de metade dos casos (59%) ocorreram em pessoas não vacinadas, 45% em profissionais de saúde e quase metade (45%) dos casos confirmados precisaram de internamento.
O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que a região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que apresenta mais casos confirmados (21), a maior parte (16) com idade igual ou superior a 18 anos, e um óbito.
Dos 21 casos confirmados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 11 ocorreram em pessoas não vacinadas e das sete pessoas que precisaram de internamento todas já tiveram alta.
Na região do Algarve, a DGS registou sete casos confirmados de sarampo, cinco dos quais em não vacinados. Quatro dos casos ocorreram em crianças com idade inferior a um ano e todas as cinco pessoas que precisaram de internamento já tiveram alta.
A DGS registou ainda um caso da região Norte, de uma criança na faixa etária 1-4 anos que não estava vacinada, precisou de ser internada, mas já teve alta hospitalar.