O fotógrafo espanhol Antonio Rodríguez quis, através da iniciativa SinAzúcar.org, sensibilizar os consumidores para a "a real quantidade de açúcar escondida por detrás dos alimentos processados".
Corpo do artigo
Mesmo os produtos chamados light ou 0% têm açúcar. E se há muitos alimentos onde esperamos encontrar açúcar, outros surpreendem ao vermos as imagens de Antonio Rodríguez.
Para um impacto visual maior, o fotógrafo optou por colocar torrões de açúcar ao lado de vários alimentos e bebidas. Antonio Rodríguez quis usar "a mesma linguagem visual que a indústria utiliza para vender os seus produtos", ou seja, "fotografias limpas com iluminação cuidada, retoque atrativo e impacto visual".
https://www.instagram.com/p/BPGLngzgm-R
O site do projeto, sem fins comerciais, quer chegar ao maior número de pessoas possível, para sensibilizar os consumidores para "a real quantidade de açúcar escondida por detrás dos alimentos processados".
Por exemplo, um iogurte da Nestlé para bebés tem nove gramas de açúcar, um iogurte Danone 0% tem cerca de quatro cubos de açúcar e uma garrafa de coca-cola pode conter 14 torrões. Até os cereais integrais podem esconder cerca de cinco cubos de açúcar.
A Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) alerta que o açúcar em excesso aumenta o risco de dependência dos consumidores e aumenta o risco de diabetes, problemas cardíacos, cárie dentária e obesidade.