"A obesidade é uma doença crónica", afirma a bastonária da Ordem dos Nutricionistas que alerta para o "rosário de doenças" relacionadas com a obesidade.
Corpo do artigo
Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, assegura que "ter obesidade é, só por si, um fator de risco para as crianças poderem vir a ter diabetes e que ter peso a mais é fator de risco para vir a ter hipertensão".
TSF\audio\2019\01\noticias\28\28_janeiro_2019_tsf_pais_e_filhos
Em Portugal, cerca de um terço das crianças têm excesso de peso e a bastonária considera que é urgente combater este problema. "Condenar uma criança a ser menos saudável, porque não teve bons hábitos alimentares e porque toda a sociedade não se organizou para que ela tivesse bons hábitos alimentares, é questão que deve merecer preocupação imensa."
Alexandra Bento admite que muito tem sido feito, mas é preciso fazer mais. "Não quero dizer que os nossos ministros, os nossos secretários de Estado, os nossos deputados estão a negligenciar esta situação, mas porventura não estão a imprimir a força necessária", defende a bastonária, que reconhece que têm sido dados passos importantes nos últimos anos.