A cardiologista pediátrica Mónica Rabelo defende que devia ser obrigatória uma avaliação clínica quando as crianças vão praticar um exercício físico regular.
Corpo do artigo
Mónica Rebelo afirma que a grande maioria das crianças pratica exercício sem que seja feita uma avaliação prévia. Para a cardiologista pediátrica, a avaliação prévia à prática de exercício regular e intenso devia ser obrigatória.
Nos desportos federados é preciso apresentar atestado médico, mas a médica afirma que muitas vezes esses atestados não têm todos os elementos necessários. "Apesar das perguntas estarem lá, os pais nem sempre respondem a pensar que toda a história familiar é muito importante", sublinha Mónica Rebelo.
A cardiologista explica que é importante referir situações como "um familiar que tem um aparelho no coração, ou sofre do coração". Mónica Rebelo afirma que não é normal haver patologia cardíaca abaixo dos 50 anos e quando existe deve ser investigada - é uma forma de prevenir complicações ou situações de morte súbita.
TSF\audio\2019\04\noticias\08\08_abril_2019_tsf_pais_e_filhos_rita_costa_miguel_silva