
Rui Oliveira/Global Imagens
Os políticos fizeram o suficiente para ajudar as vítimas e evitar novas tragédias? Já foram dados passos concretos para desenvolver o Interior? Foi este o tema em debate neste Fórum TSF.
Corpo do artigo
Os bombeiros profissionais pedem ao Governo para, até ao final do mês, aprovar uma mudança na lei sobre os horários de trabalho no combate a incêndios.
No Fórum TSF, o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, explicou que o objetivo é clarificar o conceito de disponibilidade permanente
a que os bombeiros estão sujeitos.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\fernando_curto_espera_despacho
Os bombeiros profissionais pedem legislação mais rápida, assim como mais e melhores equipamentos de combate aos incêndios.
Duarte Caldeira, diretor do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil e antigo presidente da Liga dos Bombeiros, defende que é preciso repensar a Proteção Civil e, ao mesmo tempo, gerir melhor o território.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\duarte_caldeira_investir_2_frentes
Paulo Fernandes, membro da comissão técnica independente que apresentou ao Parlamento o primeiro relatório sobre o fogo de Pedrógão Grande, considera que, um ano depois da tragédia de Pedrógão Grande, não se pode afirmar que tenham sido feitas reformas.
Ouvido no Fórum TSF, o professor de Ciências Florestais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro defende respostas sustentáveis a longo prazo, em vez de leis criadas de modo reativo, como a recente regra para a limpeza dos terrenos.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\paulo_fernandes_1_pouco_foi_feito
Fontainhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, afirma a necessidade de mais engenheiros na floresta portuguesa.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\fontainhas_fermandes_1_eng_florestai
Para proteger o interior do país, é também necessário um maior desenvolvimento da economia, de acordo com Paulo Nunes de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\paulo_nunes_de_almeida_coesao
*com Manuel Acácio