
epa07204107 Smoke rises from a chimneys of the Dead Sea Factory, an Israeli potash plant in Sodom, established in 1930, on the Dead Sea coast of Israel, 02 December 2018. According to a report by the UN, the carbon dioxide (CO2) emissions have gone up for the first time in four years. The report comes just days ahead of the COP24 United Nations Climate Change Conference taking place in Poland from 02 to 14 December. EPA/ATEF SAFADI
EPA
Mudar hábitos e mentalidades, Portugal tem uma meta ecológica para atingir em 32 anos.
Na rua, os carros são totalmente elétricos ou movidos a hidrogénio, mas quem habita neste mundo prefere os transportes coletivos. Nas casas, toda a eletricidade é proveniente de fontes renováveis e os produtos que existem nos frigoríficos e nas despensas são locais e com reduzida pegada carbónica.
E se o frigorífico avariar? A reparação ou a reutilização são as primeiras opções onde a reciclagem tem os índices mais elevados de sempre, numa economia circular. Nas indústrias, novos materiais encontram lugar em setores que tinham elevadas emissões de gases com efeitos de estufa.
Este é o mundo que ainda não existe, mas que está a ser pensado para quando se atingir a neutralidade da emissão carbónica - ponto onde as emissões de gases com efeito de estufa não ultrapassam a capacidade de as remover. Esta é a imagem traçada para Portugal em 2050.
TSF\audio\2018\12\noticias\04\carla_graca_1_neutralidade_carbonica
Comprometido com as Nações Unidas para diminuir as emissões de gases, o Governo apresenta esta terça-feira o Roteiro para a Neutralidade Carbónica.
Mas Carla Graça, da Associação Zero, em entrevista à TSF, acusou o executivo de enviar alguns sinais contraditórios.
TSF\audio\2018\12\noticias\04\carla_graca_2_sinais_contraditorios
O roteiro que está prestes a ser revelado, tem como objetivo a identificação de alternativas nas áreas da energia, transportes, resíduos e agricultura que sejam economicamente viáveis e socialmente aceites.
Para eliminar a pegada carbónica de Portugal, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica defende ainda que os próximos 10 anos serão decisivos para Portugal atingir os seus objetivos.