O Rolls-Royce mais futurista de sempre conduz-se sozinho. E não tem volante
Uma das marcas mais famosas do mundo, mas também das mais tradicionais, surpreendeu. O VISION NEXT 100 tem até um sistema de inteligência artificial com nome próprio: Eleanor. Veja a fotogaleria.
Corpo do artigo
A realidade e os filmes de ficção científica estão mais próximos que nunca. O novo modelo da Rolls-Royce VISION NEXT 100 não precisa de ser conduzido e nem sequer tem volante. O automóvel foi apresentado como "o futuro dos veículos de luxo" esta quinta-feira, em Londres.
O veículo está equipado com um sistema de inteligência artificial chamado "Eleanor" (em honra da atriz britânica Eleanor Thornton) que trabalha intuitivamente. "Eleanor" não só aconselha o passageiro acerca dos melhores itinerários, como ela própria o conduz ao destino pretendido, sem que seja preciso guiar o automóvel. A assistente virtual também lembra o passageiro da agenda do dia e das tarefas por executar.
Depois de longos meses de estudo, a Rolls-Royce lança o produto que caracteriza como uma "experiência personalizada, simples e autónoma". Cada carro vai ter um design personalizado ao gosto do cliente, que pode escolher a "forma, o tamanho e a silhueta" do seu veículo.
"Queríamos ser o mais inovadores possível e, ao mesmo tempo, transcender a história do design da marca", disse Giles Taylor, diretor de design de automóveis da marca, em comunicado de imprensa. O luxuoso carro marca a nova fase da Rolls-Royce sob custódia da BMW. O automóvel agora lançado é o primeiro veículo "VISION", dos quatro anunciados pelo grupo BMW em março.
dGSm082ELXY
O que encontramos no Rolls-Royce VISION NEXT 100?
- Um sofá de seda de dois lugares;
- Ecrã gigante que ocupa a frente da viatura, para que os passageiros possam assistir televisão durante a viagem;
- Cobertura de vidro que se eleva para que o passageiro possa estar de pé;
- Compartimento secreto para guardar bagagem;
- Portas deslizantes de onde emergem degraus com uma luz vermelha (ao estilo de uma passadeira) para entrar e sair do carro.