Pedro Machado, professor do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, está de novo envolvido na equipa que tenta desvendar mais um segredo do segundo planeta mais próximo do Sol.
Corpo do artigo
Os cientistas já estão a tentar explicar a origem da misteriosa onda que foi observada na atmosfera de Vénus, no mês passado.
O satélite japonês Akatsuki, o único que está na órbita do planeta, registou durante alguns dias um arco brilhante, com mais de 10 mil quilómetros e que se manteve imóvel na agitada atmosfera do planeta.
Pedro Machado, professor do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que já tinha participado na equipa internacional que desvendou o mistério das ondas em Y invertido em Vénus, está agora também a colaborar com a Agência Espacial Japonesa.
O cientista, especialista em Vénus, acredita que este novo mistério, que está a desafiar os investigadores, está relacionado com as ondas em Y, mas para já é apenas uma possibilidade sem qualquer evidencia científica.
Pedro Machado, em declarações à TSF, depois de destacar a importância da descoberta da missão japonesa, explica que se prepara para iniciar os trabalhos de observação, no ultravioleta e no infravermelho, para perceber a eventual correlação entre os dois fenómenos.