Os nutricionistas recomendam o consumo de três a quatro porções de fruta por dia na infância. Mas há frutos mais ricos do que outros? Perguntámos à bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
Corpo do artigo
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas considera que o importante é fazer passar "a boa mensagem alimentar". Alexandra Bento recomenda que se dê preferência à fruta da época e de produção mais local.
TSF\audio\2019\01\noticias\21\21_janeiro_2019_tsf_pais_e_filhos
"Se eu comprar uma fruta que é da época, ela tem maior riqueza nutricional, e se eu comprar uma fruta que é da minha zona geográfica, estou a ter uma atitude importantíssima em termos de sustentabilidade", explica.
A bastonária defende que além de ajudar os produtores locais, comprar fruta numa zona próxima dá mais garantias em relação à qualidade.
Alexandra Bento sublinha que estar mais próximo da produção permite utilizar o alimento na sua maturação máxima, "retirar da árvore o mais próximo possível da altura em que está maduro, passar menos tempo e ser transportado menos tempo. Só temos a ganhar com isso em termos nutricionais".