O apelo é do próprio Infarmed, que lança, esta segunda-feira, uma campanha para sensibilizar a população para a necessidade de conhecer o mais possível os efeitos adversos dos fármacos.
Corpo do artigo
"Queremos todos medicamentos com qualidade, eficácia e segurança, e, para isso, precisamos saber, depois dos medicamentos serem comercializados e estarem a ser utilizados, se há efeitos adversos, efeitos inesperados que não conhecíamos e nem suspeitávamos", afirma Maria do Céu Machado, a presidente do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde).
Este ano, a campanha da autoridade do medicamento é para a notificação de reações adversas em grávidas, em bebés e em toda a idade pediátrica. "Isso é ainda mais importante, porque usamos muitas vezes medicamentos em crianças que não têm ensaios próprios e estamos a extrapolar o conhecimento que temos dos medicamentos para adultos", explica Maria do Céu Machado.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/11/dia1_asset_7_children_are_not_mini_adults_2018_outras_redes_20181119084504/hls/video.m3u8
"Quanto mais informações existir, mais seguros ficam os medicamentos e mais ganhamos todos", assegura a presidente do Infarmed.
TSF\audio\2018\11\noticias\19\19_novembro_2018_tsf_pais_e_filhos
A notificação pode ser feita através do website do Infarmed , na farmácia, através de um médico ou enfermeiro.