Parto de "bebé milagre" no Hospital São João. Da morte cerebral nasceu a vida

Aveiro, 31-12-2017 - Sandra e José Ferreira foram pais do segundo bébé (Santiago) que nasceu no primeiro dia do ano no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Aveiro. Recém nascido . Maria João Gala / Global Imagens
Maria João Gala / Global Imagens
Bebé nasce às 32 semanas de gestação, apesar da morte cerebral da mãe.
"O Salvador nasceu às 4h32 de hoje e está internado no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ)", esclareceu o hospital, num comunicado à TSF.
Catarina Sequeira, 26 anos, teve um ataque de asma e ficou em morte cerebral quando estava grávida de três meses. A criança nasceu esta quinta-feira no Hospital de São João, no Porto.
A asma, doença de que padecia desde a infância, não a impediu de remar maratonas, nem de representar Portugal em europeus e mundiais da modalidade de canoagem. O treinador da atleta, José Cunha, do Douro Canoa Clube, sublinhou, em entrevista ao Diário de Notícias , o profissionalismo da canoísta. "Ela queria o alto nível, não pretendia a mediocridade", salientou José Cunha, ao DN.
Ao todo, Catarina Sequeira conquistou 41 medalhas, entre as quais 17 de ouro, entre as categorias infantil e senior. Em dezembro último, um ataque agudo de asma parou-a e deixou-a em morte cerebral, às 12 semanas de gravidez.
A criança, no entanto, venceu a maratona. Salvador nasceu às 4h00 desta quinta-feira, com 31 semanas de gestação e seis dias.