
Governo anuncia o nome do diplomata José Júlio Pereira Gomes para o cargo de secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP). Parlamento ainda tem de aprovar a escolha.
Corpo do artigo
José Júlio Pereira Gomes substitui Júlio Pereira. O novo responsável pelas secretas portuguesas tem nome idêntico ao do antecessor.
Júlio Pereira, que estava no cargo desde 2005, é substituído pelo diplomata José Júlio Pereira Gomes como secretário-geral do Sistema de Informações da República, anunciou o gabinete do primeiro-ministro.
Em comunicado, o Governo revela que Júlio Pereira já tinha solicitado oportunamente a sua saída de funções "regressando ao exercício de funções no Ministério Público", mas devido à complexidade do esquema de segurança durante a visita do papa, Júlio Pereira aceitou manter-se em funções "até ao termo da visita pontifícia".
Pereira Gomes foi indigitado "após audição do líder do principal partido da oposição, Dr. Pedro Passos Coelho", revela o gabinete de António Costa sublinhando que "irão agora ser desencadeados os competentes procedimentos tendo em vista a confirmação da sua nomeação, concretamente a audição na Assembleia da República"..
Pereira Gomes tem "vasta experiência em relações internacionais e em matérias de segurança e defesa", refere o Governo.
A nota biográfica disponibilizada pelo gabinete do primeiro-ministro refere que José Júlio Pereira Gomes licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1980).
Foi funcionário internacional no Secretariado da Comissão Europeia dos Direitos do Homem do Conselho da Europa (1983-1984) e admitido na Carreira Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros (1984). Entre outras funções, foi requisitado pelo Governo de Macau, primeiro como assessor no Gabinete do Secretário Adjunto para a Administração, depois como Diretor do Serviço de Administração e Função Pública e Administrador do Fundo de Pensões de Macau, e por fim como assessor diplomático do Governador de Macau (1986 - 1989).
Foi Secretário de Estado da Defesa Nacional do XIII Governo Constitucional (1995-1997), Representante Permanente Adjunto na Missão de Portugal junto das Organizações Internacionais em Genebra (1999-2002; 2005-2008).
Representante Permanente de Portugal no Comité Político e de Segurança da União Europeia e na União Europeia Ocidental (2002-2005), Embaixador de Portugal na República Checa (2008-2015), na Suécia (desde 27.2.2015), tendo sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.