Dois meses depois de o Governo ter anunciado uma queixa judicial contra a Ordem dos Enfermeiros, por alegado envolvimento em atividades sindicais relacionadas com a greve cirúrgica, a Procuradoria-geral da República confirma que recebeu apenas uma "exposição" da ministra da Saúde, Marta Temido.
Corpo do artigo
Em fevereiro, no pico da segunda greve cirúrgica, António Costa garantiu que iria apresentar uma queixa judicial contra a Ordem dos Enfermeiros por considerar que estava envolvida em atividades sindicais, o que é proibido por lei a todas as ordens profissionais.
Contactada pela TSF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma que recebeu "uma exposição da ministra da Saúde" mas que, "perante o teor da referida exposição foram solicitados esclarecimentos ao ministério sobre qual o concreto alcance visado, por cuja resposta ainda se aguarda." À TSF, o Ministério da Saúde recusou adiantar o conteúdo e a data em que a exposição foi apresentada.
TSF\audio\2019\04\noticias\01\maria_miguel_cabo
Depois de várias divergências entre Governo e Ordem dos Enfermeiros, as relações institucionais já foram retomadas. Resta esperar pelos esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre alcance da exposição.