A Operação Montanha Verde vai levar mais de 1.500 voluntários a plantar 21 mil árvores de várias espécies em quatro concelhos algarvios. A iniciativa é promovida pelo Zoomarine.
Corpo do artigo
A ideia surgiu há dois anos, na altura ainda pouco ambiciosa, mas esta 3.ª edição da Operação Montanha Verde já vai envolver milhares de voluntários que plantarão árvores em quatro concelhos do Algarve.
As espécies plantadas serão "pinheiros mansos, azinheiras, sobreiras, medronheiros e ciprestes, que são árvores que fazem boa defesa quanto à progressão de incêndios", explica Élio Vicente, diretor do Porto de Abrigo do Zoomarine.
Estas árvores bem portuguesas vão ficar em cinco terrenos diferentes, graças aos muitos voluntários que arregaçam as mangas e pegam na enxada - desde crianças até idosos. "Já temos 1615 pessoas inscritas para participar", adianta Élio Vicente.
TSF\audio\2018\11\noticias\23\maria_augusta_casaca_operacao_montanha_verde
Depois dos incêndios que atingiram Monchique este verão, o Zoomarine considera que é ainda mais imperativo esta iniciativa de índole social. "Tivemos de comprar centenas de pás, de enxadas e luvas para providenciar aos nossos voluntários. E, obviamente, as plantas são oferta do Zoomarine."
Um investimento a pensar no futuro. Para que as árvores, hoje apenas com alguns centímetros, possam crescer e dar corpo à floresta portuguesa.
Este ano, a operação Montanha Verde tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.