"Por cada criança, uma árvore". Ambos crescem em simultâneo. É este o lema do projeto que leva crianças a apadrinhar árvores na Mata Nacional do Choupal.
Corpo do artigo
Quinze crianças plantaram quinze árvores neste Dia Mundial da Árvores, na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
As crianças fazem parte do projeto Dandélio, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, que coloca as crianças em contacto e aprendizagem com a natureza. E estas são árvores que vão apadrinhar, cuidar e acompanhar para toda a vida.
À medida que cresce a árvore, cresce também a criança e a responsabilidade de cuidar da floresta - uma plantação de árvores com um fundamento responsável.
"Não queremos que eles apenas plantem e se despeçam e não se lembrem mais. Ao serem padrinhos vão ter o compromisso de verificar o seu crescimento e fazer aprendizagens a esse nível", explica Susana Costa, responsável pela área da infância e do pré-escolar da APPACDM de Coimbra.
TSF\audio\2018\03\noticias\21\miguel_midoes_13h
Equipados a rigor, de pás e ancinhos nas mãos e galochas nos pés, plantaram árvores para toda a vida. Árvores que vão ficar com identificação da espécie a que pertencem, mas também do nome da criança que a apadrinha.